Você já definiu qual é a missão e o valor da sua empresa mas sente que está faltando mais uma coisa? Seu time não esta tão entrosado, e você não consegue alavancar os resultados? Talvez o problema pode ser na falta de um modelo de trabalho na sua equipe.

O Scrum foi criado por Ken Schwaber e Jeff Sutherland em 1993 como um jeito mais rápido, confiável e eficiente de desenvolver softwares na indústria da tecnologia. Até 2005 a maior parte do desenvolvimento dos softwares era executado no método cascata, entretanto o processo era lento, e muitas vezes resultava em um produto que o cliente não queria pagar. Para superar essas falhas, os autores inventaram um novo método para fazer as coisas: o Scrum.

O Scrum se assemelha a sistemas evolutivos, adaptativos e autocorretivos. Baseia-se no conceito de Sprint e o time possui autonomia para gerenciamento de suas próprias tarefas. Ele funciona assim, um time de no máximo 7 pessoas se reúnem em uma reunião denominada Planning ou Planejamento, nessa reunião o time com o auxílio de um Project Owner define quais tarefas serão executadas pelo o período do Sprint.

O Sprint é um período de tempo definido, os autores sugerem que sejam em torno de uma semana a quinze dias, esse curto período de tempo é proposital já que muitas vezes perdemos a noção de entrega para longos prazos e somos péssimos em estimar quanto tempo uma tarefa demorará para ser executada. O Scrum ainda aborda como os projetos devem ser priorizados, e como devem ser conduzidas as reuniões diárias de preferência com todos de pé para se estimular reuniões objetivas. O Scrum também incorpora os conceitos de aprimoramento contínuo e produto mínimo viável (MVP), para receber retorno imediato dos consumidores, em vez de esperar até que o o projeto esteja completo.

O Scrum ganhou grande notoriedade no mundo do desenvolvimento de softwares, tendo adesão em grandes empresas como Google, Facebook e Salesforce e agora está cada vez mais se inserindo no mundo dos negócios. Essa metodologia de trabalho se encaixa perfeitamente para gestão de equipes e melhora consideravelmente o rendimento do trabalho.

Autora: Nina Schmidt

Você precisa de uma ferramenta para gerenciar seu time? Então acesse: https://ivuup.com