Você já ouviu essa palavra em algum lugar ou já escutou um amigo aconselhando um conhecido, mas nunca entendeu de fato sobre o que se tratava? Pois bem! A palavra que está na moda! De coach à blogueiras ela surge de alguma forma no conceito de mudança de atitude e personalidade, abaixo explicamos melhor sobre o que você precisa saber sobre o assunto.

O conceito de mindset foi investigado pela professora e pesquisadora da Universidade de Stanford, Carol Dweck em seu livro " A nova psicologia do Sucesso" no qual ela descreve dois tipos de mindset, que são elas:

Mindset Fixo: É aquele apresentado por pessoas que acreditam que suas habilidades e características são inatas e constantes. E o que isso significa? De acordo com Carol: Pessoas que carregam essa característica acreditam, por exemplo, que possuem um certo nível de inteligência, um nível de moral, uma personalidade, e que isso determina o que elas são ou não capazes de fazer.

Isso se traduz em atitudes polarizadas, ou seja, em todas as situações por elas vivenciadas representam uma comprovação de sua personalidade seja positiva ou negativa, então se elas obtêm sucesso em uma atividade isso é comprovado por sua inteligência , por outro lado em um momento de fracasso demonstra a validação de suas fraquezas.

Para pessoas com mindset fixo é comum falas do tipo "não sei realizar isso então não sou capaz" ou "ganhei isso então significa que sou competente" "sempre fui assim não vou mudar" "não consigo, não sou disciplinado". E para cada pensamento gera um sentimento interno semelhante, então a inconstância de sentimentos gera frustração interna das escolha e resultados das ações.

Além disso, com um mindset fixo, você acredita que sempre precisa provar algo. Por exemplo, “Se eu não conseguir aquela promoção então sou incompetente”, “Se eu não conseguir emagrecer vão achar que sou fraca”, “Se eu não conseguir fazer isso jamais vou conseguir fazer novamente”. Esse tipo de pensamentos impedem que as pessoas aprendam com seus erros e evolua, desencorajando a novas experiências positivas.

Mindset crescente: É aquele apresentado por pessoas que vêem suas habilidades como qualidades que podem ser aprimoradas para impulsioná-las ao crescimento, por meio do aprendizado de tentativa e erro ou até mesmo da própria dedicação e esforço. Estas pessoas visualizam seu próprio crescimento como um potencial desconhecido, que pode ser desenvolvido com dedicação e aprendizado.

É um erro achar que as pessoas com um mindset crescente são necessariamente mais inteligentes ou capazes. O que acontece é que elas acreditam que é possível evoluir e se desenvolver, e então se dedicam verdadeiramente para isso. Além disso, elas encaram as falhas como oportunidades de aprendizado, e não como comprovações de suas capacidades. Isto fortalece cada vez mais sua autoconfiança.

Sendo assim para pessoas com um mindset crescente, os desafios não te mostram como você “é”, mas sim como você “está”. O estado presente é sempre uma oportunidade de crescimento pois ela determina um objetivo e se não possui habilidades suficientes para alcançá-las, elas busca desenvolvê-la por meio do empenho e dedicação.

Pessoas com mindset crescente enxergam suas oportunidades como uma trajetória a ser desenvolvida, então vamos supor que você quer aprender uma nova habilidade como tocar piano, no momento em que se depara com alguma dificuldade a pessoa com mindset crescente enxerga o desafio como uma oportunidade de crescimento enquanto a pessoa com mindset fixo se sente desestimulada a continuar com as lições.

Não se desespere é possível modificar seu mindset!

Carol descreve que a autopercepção ou identidade é verificada através de objetivos. As pessoas podem muito bem traçar para si mesmas objetivos de se tornarem um bom pai ou mãe, um excelente pesquisador ou um grande atleta. Tomando para si esta perspectiva, então o eu dessa pessoa não é algo apenas para se entender como autopercepção ou autoestima mas algo que possa ser alcançado como objetivo de identidade, a maior proposição do conceito da teoria é que a partir do momento em que uma pessoa determina para si mesma uma personalidade seja de mindset fixo ou mindset crescente, eles respondem as experiências desenvolvendo motivação e confiança

Pratique ouvir seus próprios pensamentos e identificar sua energia para executar ações e projetos, dessa forma você poderá identificar suas falhas e projetar para um novo mindset de crescimento!

Autora: Nina Schmidt