Cada dia mais ouvimos alguém próximo dizer ou, pior ainda, nos pegamos dizendo sobre o quão sobrecarregados e sem tempo estamos. Quando percebemos, estamos em um ciclo vicioso difícil de quebrar: muitas demandas do trabalho, prazos curtos, extrapolação do horário do expediente (ou não ter expediente) e estresse que, por sua vez, gera mais improdutividade.
Que dilema, ein?
O resultado final disso tudo é óbvio: perda na qualidade e na quantidade de tempo gasto com a família, amigos e até consigo mesmo!  

Tarefas pessoais x tarefas profissionais

Aprendemos a mania de dividir o nosso dia em caixinhas de atividades referentes às áreas profissionais e pessoais. Entretanto, o seu dia nem a sua cabeça funciona sempre assim. Por mais que tentamos incansavelmente separar, a nossa vida profissional e pessoal estão mescladas e se conectam em diversos níveis. Por exemplo: quando você está finalizando o relatório para o cliente e seu filho te chama para ajudá-lo no dever de casa ou quando você sai para comprar a janta de casa e aproveita para ligar para o seu colega de trabalho para decidir sobre a pauta da reunião do dia posterior?

Nem sempre então essa separação de tarefas é produtivo no seu dia-a-dia. Muitas vezes, você realiza ações conforme a sua disponibilidade mental e das ferramentas que você tem por perto. Como seria possível ajudar o seu filho no dever de casa se você não está em casa? Ou como ligar para o seu colega se o seu celular não está contigo? Ou mesmo se você está naquele momento em que não quer falar com ninguém?
Ao entender que o seu mundo profissional e pessoal se encontram em diversos momentos do seu dia, você naturalmente sentirá que o seu dia flui mais e naturalmente sentirá um equilíbrio maior no atendimento das demandas de todos os campos da sua vida!
Você já definiu os seus propósitos de vida?

A definição de propósitos de vida motivam projetos pessoais e profissionais que, por sua vez, geram ações e tarefas diárias. A partir disso, é possível alcançar diversas boas práticas de produtividade, tais como: priorizar tarefas, saber dizer não, saber delegar atividades, tomar boas decisões, não apagar incêndio, entre outras.
Dessa forma, as suas tarefas diárias, checklists e compromissos, ou seja, todas suas tarefas cotidianas serão diretamente refletidas em seu objetivo e propósito. Essa visão te tornará muito mais engajada em  seus projetos e naturalmente você se tornará mais produtivo!

Vamos começar a aproveitar o seu tempo da melhor maneira?
Procurar suas informações, sejam elas documentos, planilhas, e-mails e compromissos, pode tomar bastante tempo do seu dia. Essas informações geralmente estão dispersas em diversas ferramentas físicas e digitais e, muita das vezes, sem nenhuma lógica organizacional por trás. São inúmeras vezes em que temos que procurar um documento que acabamos de achar. Ou que temos que lembrar qual foi a lógica por trás de um salvamento de arquivo.
Que perda de tempo! Você acabou de gastar um tempinho do seu dia naquela tarefa e logo depois pode ser em uma hora ou em uma semana...Bum! Você se pega refazendo o mesmo trabalho.
Cadê o seu controle sobre suas informações? Para diminuir o tempo de procura da informação e do acesso, uma boa prática é manter todo esse material em um único lugar, seja em uma pasta física ou em uma plataforma digital que os organize de maneira eficiente e prática.

Cadê o meu dia?

Da próxima vez que você se pegar falando que está sem tempo, lembre-se: todos os seus ídolos também tem apenas 24 horas no dia e eles conseguem fazer tudo que precisam para tornar quem eles são. A falta de tempo definitivamente não é o maior vilão invista na sua produtividade.
Se interessou pelo assunto?

Autora: Jessica Borges


Experimente grátis, conheça mais sobre produtividade e evolua: https://app.ivuup.com